Ação Educativa Contra a Tuberculose.

Data de Publicação: 19/04/2024

Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora de Nazaré , realiza nas Unidades Básicas de Saúde da Família da Zona Urbana e Zona Rural,  Ação Educativa Contra a Tuberculose.
A iniciativa, em alusão ao Mês da Conscientização e Prevenção Contra os Tipos de Tuberculose, contou com palestra orientadora e solicitação de exames para detecção da doença, a quem apresentar sintomas.
Entre os temas que foram abordados estão os tipos de Tuberculose, sintomas, diagnóstico, transmissão e tratamento, além de tira-dúvidas dos usuários.

TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infecciosa e altamente transmissível por meio de gotículas respiratórias expelidas por pessoas com a doença ativa.
Os sintomas mais frequentes são tosse persistente por mais de duas semanas, febre à tarde, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço. Afeta primeiramente os pulmões, mas pode acometer outros órgãos ou sistemas.
Pacientes com esses sintomas devem procurar a UBS de referência, onde serão acolhidos pela equipe de saúde que solicitará os exames para identificação da tuberculose.
Caso o resultado seja positivo para a doença, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, seguindo por, no mínimo, seis meses. A tuberculose tem cura e o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por ser um tratamento longo, é importante a persistência do paciente. Quando realizado de forma correta, é muito eficaz.